Página Inicial
A empresa
Cadastro
Destinos
Dicas
Eventos
Fale conosco
Fuso Horário
Hotéis
Links
Nossa Loja
Notícias
Promoções
Resort
Serviços
   
   Índice de Notícias
   
30/04/2008 10:59:54
Quer viajar nas férias de inverno? Visite a Serra Gaúcha

  Gramado: a mais famosa cidade do inverno


Gramado, no coração da Serra Gaúcha, é, sem dúvida, a cidade mais lembrada por turistas de todo o país quando se fala em inverno. Quem já não passou alguns dias torcendo para que a neve caísse em meio aos parques e inúmeros restaurantes que a cidade oferece aos visitantes?

Como se não bastassem estas atrações, durante os meses de inverno é realizado na cidade o mais célebre festival do cinema brasileiro (e, de uns tempos para cá, também do cinema latino-americano): o Festival de Cinema de Gramado, com seu não menos célebre personagem-prêmio: o Kikito.

Paraíso dos românticos, cinéfilos e dos apaixonados pela natureza, a Serra Gaúcha oferece opções de lazer para todos os tipos de turista. A principal atração das serras é o famoso circuito Gramado-Canela, com seus hotéis e pousadas charmosos aliados ao delicioso chocolate característico da região.

Além dos chocolates e do romantismo, Gramado é conhecida internacionalmente por seu Festival de Cinema e pelas belas paisagens que oferece. Belas paisagens, aliás, não faltam em toda a região: os adeptos da aventura e do ecoturismo têm um prato cheio de vales e coxilhas no Parque das Laranjeiras, no município de Três Coroas.

As pequenas cidades da região são geralmente compostas por casas coloridas ao longo de uma avenida principal, com nítida influência das arquiteturas alemã, portuguesa e italiana. É este charme, aliás, que atrai turistas de todo o Brasil em busca de belas atrações naturais, boa comida e muita animação e hospitalidade.

Atrações turísticas de Gramado:

# Parque Knorr
Na R. Bela Vista, Centro, das 8h às 18h, diariamente. Reserva florestal, cercado de bosques, árvores, flores e pinheiros, com uma bela vista para o Vale do Quilombo. A mansão Knorr, localizada no centro do parque, exibe uma das primeiras construções em estilo bávaro da região.

# Igreja Matriz São Pedro
Na Av. Borges de Medeiros, fone (54) 286.1187, visitação das 8h às 19h. Foi inaugurada em 1943, tem uma torre de 47 metros e vitrais que reproduzem a vida do apóstolo Pedro com Cristo. Não esqueça de fazer três pedidos ao pisar no ambiente pela primeira vez.

# Lago Negro
Localizado a 1,5 km da sede, no Bairro Planalto. Ambiente bucólico, circundado por hortênsias, azaléias, álamos, ciprestes e pinheiros - cujas mudas foram trazidas da Alemanha. Urbanizado, com trilha para caminhadas, aluguel de pedalinhos, sanitários e lancherias.

# Cascata Véu de Noiva
Acesso pela Av. das Hortênsias e Rua D. Pedro I. É uma maravilhosa queda d'água de 21m de altura. A bruma que se forma ao entardecer lembra o véu de uma noiva.

# Linha Bonita
Caminho de 7 km que pode ser percorrido do centro de Gramado até o Museu Nelson Fiorezzi, que reúne peças de até 100 anos.

# Minimundo
Localizado na R. Pedro Candiago, 305, fone (54) 286.1334, das 13h às 17h, diariamente. Apresenta réplicas em miniatura de construções bávaras e pequenas cópias de prédios europeus famosos, constituindo a fantasia de uma cidade miniaturizada. Um trenzinho percorre o cenário. O Minimundo foi criado pela família Höppner, em 1981.

# Centro de Cultura
R. São Pedro, 269, das 8h às 18, diariamente. Reúne museu, biblioteca, teatro, sete salas para palestras e sala de vídeo.

# Prefeitura MunicipalM
Av. das Hortênsias, 2029, fone (54) 286 2522, onde se realizam diversos eventos. Apresenta em seu topo o brasão da cidade.

# Lago Joaquina Bier
Na R. Leopoldo Rosenfeldt. Lago artificial com 17 m2, cercado por um bosque, casas de veraneio, hotéis e araucárias com mais de 70 anos.

# Pórtico de Entrada Via Taquara
A 5 km da sede.

# Pórtico de Entrada Via Nova Petrópolis
A 1,5 km da sede.

# Cascata dos Narcisos
Acesso pela Rua D. Pedro I. Queda d'água com 15 m de altura.

# Cascata Waslawick
Acesso pela RS 235, no caminho para Nova Petrópolis. Cascata com piscina natural.

# Mirante Vale do Quilombo
No acesso Gramado-Canela, pela Av. das Hortênsias ou R. João Petry. Vista panorâmica do Vale do Quilombo.

# Palácio dos Festivais
Av. Borges de Medeiros, 1820. Sede de exibição dos filmes do Festival de Cinema.

# Museu Municipal Prof. Hugo Dantas
R. São Pedro, 269, fone (54) 286 4323, visitação das 8h às 18h, diariamente. Acervo histórico
________________________________________________________________________________
Canela: belas paisagens e muito chocolate.

Uma das mais belas vistas da Serra Gaúcha está localizada no município de Canela, que fica ao ladinho de Gramado. A Cascata do Caracol, um dos pontos turísticos mais vistados do Brasil, tem um arroio em formato de (adivinhe?) caracol, que despenca de uma altura de 131 metros

Atrações turísticas de Canela:

# Sandra Pecis/Terra Parque do Caracol
Acesso pela Estrada do Caracol, fone (54) 282.3035, diariamente, das das 8h30 às 17h30 (18h30 durante o horário de verão). Constituído pela Cascata do Caracol e diversas trilhas ecológicas auto-orientadas. Possui estrutura de lazer com churrasqueiras, banheiros, lanchonete e 22 lojas de artesanato. Um trenzinho leva as crianças para conhecer outras atrações como o faroeste e a cidade-fantasma do parque.

# Parque das Sequóias
R. Godofredo Raymundo, 1.747, fone (54) 282.1373, diariamente, das 10h às 17h. A 2,5 quilômetros do centro, tem uma das maiores coleções de coníferas do mundo, onde se destacam a ginkgo biloba, que é a espécie da árvore mais antiga ainda em vida sobre o planeta. Do Parque das Sequóias partem roteiros na mata nativa de trekkings (caminhadas), mountain-bikes e canyoning (descidas em cascatas).

# Mundo a Vapor
Av. Dom Guanella, 1.177, fones (54) 282.1125, (54) 282.4166, de terça a domingo, das 9h15 às 17h05. Durante a alta temporada, de segunda a domingo, das 8h30 às 17h30. Parque temático sobre as máquinas a vapor do início do século. A visitação começa num passeio de trem por um bosque, com túnel do tempo, laguinho com roda d'água e ferraria até chegar à estação 1929.

# Parque do Pinheiro Grosso
Acesso pela Estrada do Caracol, s/n, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30. Sábados e domingos, das 8h30 às 18h30. Trata-se de um exemplar do pinheiro brasileiro (araucária angustifolia), de aproximadamente 700 anos. O pinheiro mede 42 metros de altura e 2,75 metros de diâmetro. No local há também uma trilha ecológica de 300 metros de extensão.

# Parque Laje de Pedra
Av. Presidente Kennedy, s/n, aberto permanentemente. Junto ao Hotel Laje de Pedra, oferece uma bela vista do Vale do Quilombo.

Sandra Pecis/Terra
# Castelinho
Acesso pela Estrada do Caracol, km 3, fone (54) 282.2268, das 9h às 13h e das 14h às 17h30; folga quinta de manhã. Casa construída no início do século, contém velhos utensílios e móveis antigos. No primeiro pavimento não foram utilizados pregos ou parafusos para a montagem da estrutura de madeira, mas somente encaixes de precisão e pinos. O turista pode provar um dos mais famosos apfelstrudel (torta de maçã) da região.


# Catedral de Pedra
Localizada na R. Borges de Medeiros, s/n, Centro, diariamente das 8h às 18h30. A Igreja de Nossa Senhora de Lourdes é um prédio no estilo gótico inglês. Toda revestida em basalto, apresenta uma torre de 65 metros de altura, com um carrilhão de 12 sinos.

# Fazenda Serra Azul
Acesso pela RS 426, número 820, fones (54) 282.1824 e (54) 286.1082, de terça a domingo, das 10h30 às 18h30. Grande área com bosques, lagos, quadras de esportes, piscina e parque infantil.

# Parque da Ferradura
Acesso pela Estrada da Ferradura, s/n, fone (54) 282.2299, diariamente, das 8h30 às 18h30. Área de 400 hectares localizada a 13 quilômetros do centro de Canela e a 6 quilômetros do Parque do Caracol. três mirantes permitem uma visão panorâmica do Vale da Ferradura, formado pelo rio Caí. Trilhas ecológicas auto-orientadas, com duração de três minutos até uma hora. Os paredões de rocha, próximos aos mirantes, são utilizados para a prática de alpinismo. Churrasqueiras cobertas, banheiros, lanchonete e brinquedos para crianças.

# Aldeia do Papai Noel
Av. das Nações, 400, fone (54) 282.3043, de segunda a sexta, das 14h às 22h. Sábados e domingos, das 10h às 22h (até ás 24h na alta temporada). Parque com grande área verde e milhares de luzes, onde os visitantes podem conhecer a casa e a oficina do Papai Noel durante o ano inteiro.



« Voltar
Anterior Próxima

 

 

   
GELT